sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Simplesmente o MELHOR LIVRO qual ja li!

Eaí galera, 15 dias após a última postagem cá estou eu, cheio de ideias para posts e com 0% de realização destas ideias. Vou fazer esta postagem não só para vocês, também para mim, que consegue esquecer muita coisa do que lê. Essa semana li o melhor livro da minha vida, Pai Rico Pai Pobre, o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro, de Robert T. Kiyosaki.

Esse livro sinceramente superou todas minhas expectativas, sempre vi na blogosfera pessoas utilizando termos ou se referindo a partes do mesmo, porém não achei que seria algo tão magnífico assim. Eu comecei a lê-lo e tive ideia de marcar tudo qual eu considerar importante, fiz isso, que me gerou algo PIOR que isto.


Enfim, ler é algo bastante novo pra mim, sempre fui razoavelmente bom em português e redação, porém, isso nunca foi um hábito para mim, qual adquiri recentemente, e descobri que o prazer não está ligado somente a "ler" em si, e sim ler algo de um assunto qual você goste, e eu com plena certeza descobri que investimentos/economias/orçamento é minha área predileta!

A parte mais marcada do meu livro foi o Capítulo 9, intitulado de "Em ação", que basicamente resume tudo e mostra para você como colocar tudo isso em prática, não vou citá-lo aqui pois pretendo fazer um post somente sobre esse capítulo, não citando o livro em si, mas lidando com conceitos ensinados nele e em outros livros também.

Sem mais delongas vamos as partes relevantes e opiniões qual eu quero deixar anotadas aqui para a leitura num futuro próximo!

Para facilitar a leitura trocarei as cores das partes do livro e dos meus comentários, caso vocês não desejem ler tudo, leiam somente a cor que desejar! 

Como se constitui a inteligência financeira?

1. Alfabetização financeira. A capacidade de entender números.
Você realmente sabe ler um balanço de uma empresa? Sabe definir se a empresa passa por bons ou péssimos momentos? NÃO? Então vá aprender!

2. Estratégias de investimento. A ciência do dinheiro fazendo dinheiro.
Ler, analisar e tomar como experiência as decisões de outrem faz toda a diferença. Aprenda com o erro dos outros mais do que com os seus.

3. O mercado. Oferta e demanda. Alexander Graham Bell deu ao mercado o que este desejava. Bill Gates fez o mesmo. Uma casa de 75 mil dólares, oferecida por 60 mil dólares e que custou 20 mil dólares também foi o resultado de perceber uma oportunidade criada pelo mercado. Alguém estava comprando e alguém estava vendendo este bem.
Saiba definir seu preço, saiba quando é o momento de vender um pouco abaixo do valor para que se venda rapidamente, atualmente isso faz muita diferença tendo em vista a quantidade de anúncios concorrentes é possível em determinado espaço de tempo.

4. A lei. Conhecimento de lei e regulamentos estaduais e nacionais sobre contabilidade e empresas. Recomendo que se jogue dentro das regras.
Não preciso nem comentar né?

Lição 2: Para que alfabetização financeira ?

Em 1994, aposentei-me aos 47 anos de idade e minha mulher, Kim, tinha 37 anos. Aposentadoria não significa deixar de trabalhar. Para minha mulher e para mim, quer dizer que, se não houver mudanças cataclísmicas inesperadas, podemos trabalhar ou não, e nossa riqueza continuará aumentando automaticamente, ficando bem à frente da inflação. Acho que isso representa liberdade. Os ativos são suficientemente grandes para crescerem por si próprios. E como plantar uma árvore. Você a rega durante anos e, então, um dia, ela não precisa mais disso. Suas raízes são suficientemente profundas. Então, a árvore lhe proporciona sombra para seu prazer

É isso que eu desejo, e é a coisa mais inteligente a se pensar, por que deixar de trabalhar se podemos trabalhar eternamente, aumentando assim nosso patrimônio? E não estou falando de trabalhar em trabalhos braçais, com o avanço tecnológico hoje em dia não precisamos nem sair de casa para trabalhar! Reguemos esta árvore eternamente e com inteligência se consome apenas o que ela produz, nada mais que isso.

Por que a classe média tem dificuldades financeiras:


Como os ricos jogam:



Lição 4: A história dos impostos e o poder da sociedade anônima

Toda vez que as pessoas tentam punir os ricos, estes não apenas não obedecem, como reagem. Eles têm o dinheiro, o poder e a intenção de mudar as coisas. Não ficam sentados e pagam voluntariamente mais impostos, ao contrário, buscam maneiras de minimizar sua carga tributária. Contratam advogados e contadores competentes e convencem os políticos a mudar as leis ou a criar artifícios legais. Eles têm os recursos para fazer mudanças.

Não precisa ter o dinheiro, ou poder, tendo a intenção de mudar as coisas, iremos mudar, sabendo que dá-se para atrasar o pagamento de um imposto por 90 dias sem acréscimo ou multa já podemos reaver parte deste dinheiro sem risco, minimizando o impacto dele em nossa renda.


" A primeira lição relativa a fazer o dinheiro trabalhar para mim, em vez de trabalhar pelo dinheiro, tem na verdade tudo a ver com poder. Se você trabalha pelo dinheiro, está cedendo o poder a seu empregador. Se seu dinheiro trabalha para você, você mantém e controla o poder. "

Esta é uma das lições mais importantes do livro, deixe que seu dinheiro trabalhe por você e seja senhor do seu próprio destino!

Tipos de investidores:


1. O primeiro e mais comum são as pessoas que compram um investimento empacotado. Eles procuram um varejista, seja uma imobiliária, seja um corretor ou um consultor financeiro e compram alguma coisa. Pode ser um fundo mútuo, um truste de investimentos imobiliários, ações ou títulos. E uma forma bem limpa e simples de investir. Pode ser comparado à pessoa que vai à loja e compra um computador direto da prateleira. 2. O segundo são os investidores que criam investimentos. Este investidor em geral organiza o negócio de forma semelhante às pessoas que compram os componentes e montam seu computador. É algo sob medida. Eu não sei como juntar componentes de computador. Mas sei como juntar oportunidades ou conheço gente que sabe.

2. O segundo são os investidores que criam investimentos. Este investidor em geral organiza o negócio de forma semelhante às pessoas que compram os componentes e montam seu computador. É algo sob medida. Eu não sei como juntar componentes de computador. Mas sei como juntar oportunidades ou conheço gente que sabe.

Os texanos e a perda:

- O que eu mais gosto é da atitude dos texanos. Eles se orgulham de ganhar e se gabam quando perdem. Os texanos têm um ditado: "Se você for quebrar, quebre em grande estilo." Você não vai querer admitir que quebrou por uma ninharia. A maioria das pessoas aqui tem tanto medo de perder que não tem sequer uma ninharia para perder.

E cada dia que passa me torno assim, se eu for me ferrar, que eu me ferre com força para que eu me gabe disso. Ter medo de perder se torna refúgio para não termos nada!





E você cite qual trecho é o seu preferido deste livro, e o qual incentivou a entrar no mundo das finanças? Vou fazer deste livro minha bíblia pessoal! 





11 comentários:

  1. cara, vc é burro pra karalho, qual o nome da porra do livro?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo hábito da leitura, é realmente muito importante, um excelente hábito.

    Estude, estude e, humm, estude um pouco mais, mas coloque as coisas em prática...
    Há pessoas sem qualquer iniativa...
    E há outras sem disciplina pra continuar...
    Tem gente q tem iniciativa pra caramba, mas é zero "terminativa" (começa tudo e não termina nada rsrsrs).

    Sucesso,
    ABC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um problema que me assola, tenho bastante dificuldade de concentração e foco, muita das vezes começo a fazer algo e não termino, o que me deixa bastante triste.

      Porém agora tenho certeza que irei começar a me empenhar mais nas minhas ações.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço

      Excluir
  3. Contador, você está no caminho certo, cara. Realmente este livro ajuda muito a "abrir os olhos" para o mundo das finanças.
    E concordo com o comentário anterior: tão bom quanto ter/adquirir conhecimento é colocar em prática.

    Sucesso.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abre e muito cara! Colocar em prática é o melhor de tudo, estou melhorando meu hábito de terminar os projetos que começo, agora não vou pra outro enquanto não termino o primeiro!

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!
      CM

      Excluir
  4. Não diria que foi o melhor, mas o mais importante que li. Recomendo pra todo mundo este livro pois ele é a "alavanca" que joga o trem pra um lado ou pra outro na estrada.

    As partes que mais gosto são as que ele fala sobre adquirir ativos ao invés de passivos, e que o sistema de ensino é desenhado pra te deixar pobre. Gosto dos desenhos do cashflow e da parte em que ele conta a história da sociedade anônima. Se conseguirmos aplicar o princípio da sociedade anônima podemos construir muito mais rápido riqueza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também recomendo ele para vários, e PRPP é a linha tênue para ver quem será bem-sucedido ou mal-sucedido na vida financeira.

      Também acho, meu pai sempre me fala sobre isso, a sociedade anônima nos dá privilégios inalcançáveis como pessoa física!

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!
      CM

      Excluir
  5. Rapah!
    Este livro é show! e eu li pela primeira com qs 40 anos de idade. Vc já começou com pé direito.
    Qd puder me adiciona aí.
    http://abacusliquid.com/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou adicionar sim!

      Desculpa pela demora e muito obrigado pelo comentário.
      Sempre há tempo!

      Abraço!
      CM

      Excluir