segunda-feira, 11 de julho de 2016

Porque quero uma Ninja 250r?


Fatores que me levaram a querer um veículo:
- 70% do meu tempo dependo de carona, pois os lugares que eu vou os ônibus chegam a demorar 1 hora para passar.
- Calculando o quanto gastarei chega que se iguala com o quanto gasto de vale transporte por dia.
- Gosto e realização pessoal.

Muitos da blogosfera, inclusive gente com patrimônio de 70k a 400k andam de ônibus. Só para aportar mais, um gasto que eu vejo irrisório para gente que tenha uma renda de pelo menos 1,5k que é o meu caso. Vários da blogosfera saem de suas casas e vão para seus trabalhos, e voltam de seus trabalhos para suas casas todos os dias, comumente. Eu saio do trabalho e já tenho que ir direto para a faculdade, vou de carona com meu chefe e os outros funcionários, sendo que sou largado perto da minha faculdade e ainda faço um trecho andando, agora que estou de férias e tenho que ir para a auto escola sou deixado cerca de 3km de distância e sigo a pé. Isso não é vida para ninguém! 
Ser carregado é se sentir como um lixo, um peso, um problema para todos, desde o seu chefe que você odeia, até a pessoa que você mais ama, é inevitável se sentir um lixo enquanto se está sentado no carona vendo a cara feia de pessoa ao seu lado por ter que lhe levar em algum lugar.

Análises.

Esse é meu percurso todos os dias, 33,8km de puro sofrimento no banco do passageiro ou dentro de um ônibus lotado que demora 1 hora para passar. Vamos aos cenários de gastos.

Cenário 1 (Ótimo)

Moto fazendo 23km com o litro de gasolina.



Cenário 2 (Bom)

Moto fazendo 21,5km com o litro de gasolina.

Cenário 3 (Péssimo)

Moto fazendo 19km com o litro de gasolina.



Recebo 150 reais de vale transporte que serão convertidos em dinheiro para gasolina, e a manutenção terá quer ser furo nos aportes mesmo, então considerando os benefícios, terei mais ganho do que perda. Não vou pagar seguro, porque realmente não compensa para uma moto dessas. E os R$380,00 de IPVA que vão dar 31 reais por mês ainda compensam pra mim.
Além de ser uma moto muito linda, é bastante econômica. Não serei mais um zé roela com moto 150 comum, terei uma mais decente para andar mesmo que compre-a usada.

Contador de Migalhas

29 comentários:

  1. Olá Migalhas

    Primeiramente parabéns pela iniciativa do blog e espero que você poste aqui com mais frequência.

    Também acho a ninja 250 uma moto bonita e sem dúvidas chama a atenção por onde passa. No entanto eu gostaria de lhe deixar uma ressalva.

    Pelo que entendi você ainda é novo e está em começo de carreira. pois muito bem!

    Vou ser sincero com você. Comprar essa moto agora na sua atual situação é a maior besteira que você irá cometer. Eu explico.

    Eu já tive moto maior (Yamaha fazer 250) e atualmente tenho uma honda 150 e lhe digo: É a mesma coisa! Com a única diferença que enquanto com uma você tem um gasto médio de 400 reais com a outro você terá um gasto médio de 150 reais. Como você não tem nenhum patrimônio provavelmente você irá financiar essa moto certo? Piis eu digo, outra cagada. Ou juros são caros e essa moto lhe custará duas! Do mesmo geito que a ninja te levará nos lugares que você precisa a 150 também leva, só que um custo bem menor.

    A ninja tem a manutenção mais cara, pneus caros, peças de reposições caríssimas, consumo de combustivel maior e é muito mais visada pelos ladrões.

    Não caia nessa roubada! Compre sim uma moto mas desde que essa lhe não lhe custe um fígado. Estou falando por conhecimento de causa. Moto grande, carro bonito não passa de sinônimo de aparência. É uma falsa ilusão.

    Comece devagar, se você realmente precisa compre sim uma moto, mas compre uma mais simples e barata que te atenderá bem com um custo menor.

    Você não tem que provar nada para ninguém a não ser para você mesmo!

    Sei que você pode ter todos os argumentos para rebater o que eu disse até agora, mas pare e pense com mais calma. Caso você resolva adquirir e comprar essa moto você irá entender o que eu quiz dizer!

    Estou lhe dando esse conselho pois você me lembra a eu mesmo quando mais novo.

    Comece de pouquinho e vá crescendo de pouco em pouco.

    Pode contar comigo!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo Mestre, porém o que eu vi foi que, minha cidade não é uma cidade grande em área. Eu sempre fui apaixonado por moto esportiva, eu nunca dirigi moto, não gosto de acelerar, fazer graça ou afins, gosto apenas de apreciá-la mesmo.
      Eu pensei em comprar uma moto menor, uma que economize mais, e que tenha uma manutenção mais barata, porém eu não quero a moto só por movimentação também, eu preciso de algo assim, por realização pessoal, por realmente gostar/querer uma. As vezes quando percebo passo horas na frente do celular vendo vídeo desses caras que gravam em cima da moto conversando e dando rolê. Eu sinto que eu preciso disso, minha vida está no piloto automático, casa trabalho, trabalho faculdade, faculdade casa, todos os dias, e nos finais de semana quando vou para minha namorada ando de ônibus.
      O gasto em relação a PCX vai realmente dobrar, concordo plenamente, porém o custo benefício vai dobrar também, eu acho a PCX uma moto bacana, mas não pra quem busca esportividade.
      Lendo seu comentário eu refleti bastante, bastante mesmo, e vou começar a pesquisar sobre uma moto menor, por que meu argumento para não comprar uma 150 é de que, se for buscar somente um meio de transporte eu não me importo de andar somente de ônibus, eu quero algo além disso, algo pra acordar no final de semana e ter algo bonito na minha garagem, e com a ninja 250 vi que posso ter isso, e por um preço acessível, pois ela nem se compara com o gasto de uma 600.

      Agradeço muito pelo seu comentário, vou até fazer um post de comparação de uma moto menor com a ninja 250.

      Muito obrigado mesmo!

      Contador de Migalhas

      Excluir
    2. E MdC eu vou aportar o dinheiro e comprar a vista, esse vai ser um bem que desejo adquirir a longo prazo. Creio que em 1 ano eu consiga juntar o dinheiro e comprá-la integralmente a vista, assim diminuindo o preço da mesma!

      Excluir
    3. Contador,

      essa moto realmente não é muito cara, você compraria uma usada ou novinha? Já calculou os gastos com manutenção? TODA ninja tem problema na carenagem. De todo modo eu acho uma boa escolha de compra, vai se divertir e terá orgulho de ver que conquistou boas coisas sendo um aportador solteiro, isso vai te estimular a fazer mais dinheiro.

      Mas se for pensar no seu patrimonio futuro, compre a scooter como disse no meu comentário.

      Excluir
    4. Migalhas

      Percebi que enquanto você não tiver essa moto não irá descançar! E isso não é ruim, pelo contrário, é bom!

      Apesar da minha recomendação pela prudência de adquirir uma mais nova vi também que você está focando mais em auto realização do que acumulo de patrimônio. Neste caso voce está certo.

      Eu mesmo, enquanto não havia comprado a minha fazer250 vivia inquieto e querendo por que querendo ter uma. Fui lá e comprei também e a vista é claro.

      Como você vai comprar a vista e vai juntar dinheiro para tal feito isso poderá lhe servir de mola propulsora para almejar maiores objetivos no futuro pois você perceberá que se quiser, você pode!

      Independente da sua escolha, torcerei pelo seu sucesso.

      Abç

      Excluir
    5. Burguês, vou comprar uma usada, a nova é muito cara, o dobro do preço da usada! Eu vi bastante videos sobre pessoas que compraram esta moto, todos falaram que em 2 anos de uso, apenas trocaram fluido de freio, pastilhas, etc. Eu vou andar somente os kms citados no post então creio que o desgaste dela vai ser muuuuuuito pouco, e eu não sou de correr ou fazer peripécias em cima de uma moto. Eu li sobre sua scooter e penso nela como uma segunda moto, porque carro nestes 5 anos estão fora de questão para mim.
      Se não der certo pra mim fico um tempo com ela e depois tento vender mais caro, fiz isso com tudo que comprei e não gostei até hoje e ainda consegui ganhar uma grana em cima disso. (OLX is love, OLX is life)

      Sim MdC, vou juntar o dinheiro e comprar o que vai me gerar um desconto muito grande além da compra ser a vista a moto ser usada, eu creio que consigo comprar uma por em torno de 7~8k.

      Excluir
  2. Colega, vou complementar o sábio Mestre dos Centavos, se você quer uma moto para o dia a dia, compre uma trail (XRE ou Tenere 250). Uma ninja, além de ter manutenção de 600cc, é péssima pra andar no dia a dia e sofre demais nesse asfalto africano que temos no Brasil.

    Pro dia a dia uma Trail é o mais indicado, ou até mesmo uma PCX 150, que faz 45km/l e é muito confortável, não precisando passar marcha, e não sujando os pés e estragando o sapato/tênis. Além de ser uma motinha muito bacana.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa PCX está fazendo muito sucesso, já ouvi falar sobre ela, o problema é que eu não estou buscando apenas mobilidade, eu quero me sentir bem com algo também.
      Não desejo comprar uma moto só por andar, isso não faria bem para mim, eu quero algo para distrair e apreciar, e vi que podia fazer isso pagando o triplo a menos do que uma 600cc.
      Eu vou fazer um post comparativo entre uma PCX 150, uma Bros e a ninja 250.
      Vou adicionar seu blog na minha roll para que eu possa acompanhar você.
      Muito obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
    2. É, aí é outra coisa, se vc procura "sex appeal" numa moto a ninjinha é certeira. No meu caso sou casado, minha prioridade é custo baixo pra poupar mais. Se fosse solteiro, também pensaria na kawa.

      Pega a motoca e seja feliz meu velho!

      abraço!

      Excluir
    3. Pois é, eu namoro, mas minha namorada tem carro e a maioria das vezes ela quem me carrega, então nesse ponto to tranquilo por hora.
      Comprar uma moto só por comprar acho que não daria certo pra mim, eu aguentaria andar mais um tempo de ônibus.

      Abraço!
      Contador de Migalhas

      Excluir
  3. Sem dúvida é uma ótima moto, em potência e beleza.

    Sou do tipo que é apaixonado por carros, do tipo potentes e belos(e caros tbm hehe)..teoricamente seria desastroso para os investimentos, começar nesse nível de moto, porém, a vida é curta e imprevisível, aprenda com seus erros e acertos, siga seus instintos e tire as conclusões, no máximo você vende a moto e compra outra menor..não que eu deseje isso hehe...

    flwS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer tipo de carro é desastroso para qualquer tipo de aporte, nas pesquisas que eu fiz, eu li que nos Estados Unidos não vendem motos 150cc estilo CG. Quem gosta de moto lá, começa já com uma 250cc, e dai é só aumento de potência para cima, um cara bem famoso no YouTube disse que essa é a moto perfeita para começar, a não ser que a pessoa não seja um retardado mental. É só ter respeito com a moto e com o trânsito, e particularmente sou bem tranquilo, não gosto de correr e nem fazer graça em veículos, creio que vou me adaptar bem e pretendo rodar com ela pelo menos uns 5 anos, aí quando eu casar compro uma scooter!

      Muito obrigado pelo comentário, to acompanhando seu blog!

      Contador de Migalhas

      Excluir
  4. Pega uma scooter!
    Já escrevi sobre isso no meu blog, sei que não da o status nem a diversão de uma Ninjinha, mas salvou minha vida cara! Manutenção barata, Consome 43km/l em média e não tenho medo de ser roubado, além disso tem um espaço grande embaixo do banco pra levar as coisas pro trabalho/faculdade.

    ps: já atualizei o roll!

    Grande abraçoo!

    ResponderExcluir
  5. Hum, vou nadar contra a maré e dizer que talvez a ninjinha seja mais indicada do que uma mais econômica. O pessoal pensa muito em dinheiro e certamente desse ponto de vista uma 125 é muito mais negócio, todavia existe algo a mais que é a satisfação pessoal que ela te dará em comparação a uma 125 lixo ou pcx que é uma scooter. Vc não pode visar somente satisfação pessoal, claro, mas dada essa sua balança, acredito que a ninjinha seja a melhor escolha mesmo. Só acho arriscado sem seguro. É uma moto linda e, imagino eu, seja visada por bandidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que um seguro vai ficar muito caro, minha cidade não costuma ser muito perigosa nesse sentido, aqui por não ser uma cidade muito grande, os bandidos não conseguem fugir da polícia por muito tempo, logo são pegos. Vou tentar fazer o máximo de segurança por um preço acessível ao meu bolso. Como travas anti furto e alarmes.

      Vou adicionar você no meu blogroll para eu acompanhar seu blog que é novo!

      Muito obrigado pelo comentário.

      Contador de Migalhas

      Excluir
  6. Cdm, também já pensei em comprar essa moto, pois é bem bonita, barata e parecia um bom custo benefício, porém como eu não preciso pegar ônibus no momento, eu acabei desistindo. Também não tenho carteira de motorista nem de moto, e pra pagar isso agora me consumiria parte de meus aportes ou dividendos, não seria interessante.

    De qualquer forma, acho que no seu caso pode valer a pena, pois você terá uma moto legalzinha e não dependerá mais do chefe ou de onibus.

    Eu compraria, porém eu optaria por pegar uma usada, o mais barato possível,...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo custo benefício, achei uma com 7k km rodados por apenas 12k, achei umas mais rodadas por 8k. Vai me satisfazer muito. Eu estou tirando as duas carteiras ao mesmo tempo, creio que no final do mês que vem eu já esteja com as duas em mãos, qual paguei a vista e juntando apenas moedinhas! Todas as moedas que eu pegava eu guardava e não gastava, no final de tudo pagou minha CNH.

      Contador de Migalhas

      Excluir
  7. Bem-vindo. Também cheguei há alguns dias na blogosfera, como autor.

    Bem, há vários comentário, quase todos no mesmo sentido. E o meu não será tão diferente.

    Vamos lá, já pensou em comprar uma moto mais simples, uma 150, que será mais econômica e terá uma menor probabilidade de ser roubado/furtado? É certo que sim, e uma scooter? Também. O pessoal diz que é bem diferente, nem todo mundo gosta de scooter, mas vamos ao que interessa.

    Já que gosta de estilo e quer ter uma moto, que tal dar uma olhada nas motos personalizadas, estilo café racer, scrambler ou bratstyle...

    Dê uma pesquisada no facebook, tem muitas opções. A galera gosta mais de motos bem antigas, mas elas tem um certo custo de manutenção. Da uma olhada nas personalizações caseiras, ou mais baratas e que ficam ótimas! Pode ser uma forma de atender à sua vontade de ter uma moto fora do comum e economizar uns trocados.

    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eai FPI, eu dei uma olhada mas não vai me atender, a manutenção de uma moto dessas deve ser um absurdo, e a troca de peças então nem se fala, e também quero uma moto que dê um destaque a mais. Pensei em uma moto mais alta, estilo XRE ou Bros, mas é a mesma coisa a ninja vejo que vai me satisfazer bem mais que qualquer outra, tanto na economia quanto na esportividade.

      E o máximo que farei caso não goste é vendê-la!

      Excluir
    2. Dessas tem vários estilos e gostos, mas a galera gosta mesmo é de ir montando a própria moto, economizando sempre. Dê uma buscada no face, em projetos para se inspirar. Uma moto personalizada sempre terá um charme a mais, já que é única. E você poderá fazê-la simples e econômica, mas compre uma moto que esteja boa, com mecânica mais atual (meu pai tem uma CB400, e é uma maravilha. Mas a mecânica é bem cara... Prefiro usar uma tornado 250 como base).

      XRE é boa, alta, 300. Chama muita atenção. Não sei onde mora, mas já comece a pensar no seu sonho profissional. Precisa pensar como tal. Essa moto chama roubo. A Bros é um pouco visada também, mas não tanto.

      O amigo que tem a ninja 250 gosta bastante, mas falou que ela bebe bem pra uma 250.
      Há que se pensar.
      Outro detalhe, a carenagem, caso rale, é cara pra kct.

      Dê mais uma pesquisada e procure sem pressa.

      Dá uma olhada na Tornado se curtir moto estilo cross.

      Excluir
  8. Se com 20 anos você não está disposto a se sacrificar um pouco mais (pelo menos até ter um salário melhor), como será seu planejamento para a IF (estou presumindo que essa é sua meta)?

    Sério mesmo que você está direcionando toda a sua vontade de viver em um objeto? Pior: em um passivo.
    Você pode dizer o quanto quiser que isso é pra você, que é o que sempre quis, que sua vida não tem sentido, etc, mas pelo seu relato fica claro que na verdade você quer melhorar seu status. E status só é validado pelos outros.
    Pense no REAL motivo que te faz querer uma moto.

    Sei que a decisão é sua e eu não tenho que opinar (huaha tô fazendo o que aqui então?), mas sei lá. Se eu fosse você, primeiro juntaria uns R$10k antes de comprar uma moto.

    ResponderExcluir
  9. Sem paciência = vítima do marketing imediatista. Nem vou entrar no mérito da inexperiência com motos e já começar com uma 250 cilindradas, mas dizendo que só vai andar devagarinho (pareceu incoerente). Poucas coisas são essenciais à vida e moto de médio/grande porte não é uma delas. Daqui à alguns anos volte aqui e releia suas justificativas para comprar esse luxo desnecessário.
    Carpe diem.

    Kroyz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver seu comentario..conheço caras q começaram ja numa 600 e estao muito bem, obrigado..vc pode viver so de arroz e feijao,mas uma costela bem gorda,e assada, nao tem preço...

      Excluir
  10. Cara,eu sai de uma fazer 250(excelente moto,economica e nao quebra nem querendo),estou agora de ninjinha e vou dizer,a moto é um tesao,mas se prepare,ela sai bem cara..,mesmo usando peças paralelas,essa moto gasta maninho,essa moto precisa de oleo bom,trocas a cada 3000km(5000km na fazer)gasto em media 70 reais cada troca(2 litros+ filtro paralelo)se for usar filtro original ja separa 100zinho so pra ele,fora o oleo,ela gasta bastante pastilha de freio tbm(20 reais o jogo,mesma da dianteira da fazer250 twister e cb300 sem abs,paralela claro )suspensao dianteira requer muito cuidado,ela é fragil,se andar em ruas esburacadas vai ter dor de cabeça..no mais se cuidar bem é uma baita moto,gastona ,mas uma moto otima,a minha faz 18 km por litro,vc com 100 reais por mes,sustenta ela tranquilo(fora combustivel)e vai ter mes q vc vai gastar menos e outros mais,se é seu sonho va enfrente ,nao ligue para oq os outros vao dizer..a moto é top e ninguem em sã consciencia se arrepende de ter uma,a menos q ja tenha andado em uma 4 cilindros,pq andou em 4 caneco ja era,nao quer mais outra coisa

    ResponderExcluir